• Leilão Oficial

Você vai ao local previamente anunciado, verifica os bens, faz a sua avaliação, no dia hora e local do evento indicado pelo leiloeiro oficial você comparece e de viva voz, na presença dos demais interessados, oferece o seu lance Se vencedor, entrega ao leiloeiro um cheque em garantia da compra e no prazo previsto retira os bens arrematados.

Quando uma Empresa (comitente) seleciona um leiloeiro oficial através de suas referências bancária, comercial e principalmente pelo currículo profissional, é elaborado entre as partes um contrato, no qual ficam estabelecidas as condições de venda, a prestação de contas pós venda e demais garantias oferecidas pelo leiloeiro, sempre em consonância com o que dispõe o Decreto Lei 21981 de 19/10/32, cujo diploma legal regulamentou e fixou normas para a fiscalização do exercício profissional, atribuição que, por delegação do Ministério da Indústria e Comércio, cabe a Junta Comercial, na qual o leiloeiro está jurisdicionado.

O leiloeiro, ao ser nomeado, deixa depositado na Junta Comercial do seu Estado uma importância em dinheiro como garantia e, conforme preceitua o artigo 15 do citado diploma legal, "o leiloeiro é fiel depositário dos bens que lhes forem confiados, sob as penas da lei". Praticamente pode-se adquirir tudo através de um leilão oficial, até um viaduto inacabado já foi ofertado, navios de guerra, aviões, e tantos outros bens são leiloados diariamente em todo o país. Portanto, verifica-se que o leilão oficial é fiscalizado pelo órgão oficial competente e regulamentado por Lei Federal, ficando subordinado inclusive ao atual Código de Defesa do Consumidor, sob a responsabilidade do leiloeiro oficial e da Empresa comitente.

Como Comprar:

1) Solicite ao Leiloeiro Oficial que lhe envie através de e-mail o catálogo do leilão,  o catálogo também é distribuido gratuitamente no local do leilão antes do início.

2) Preferencialmente visite os bens do seu interesse no local determinado pelo leiloeiro antes do dia do leilão (nem sempre todos os lotes estão no local), pois os mesmos serão vendidos no estado em que se encontram, não aceitando reclamações posteriores.

3) Sempre que você ler neste site venda de bens inservíveis (leia mais neste FAQ sobe o tema) expressão muito usada nos leilões de Prefeituras  ou Entidades Governamentais são chamados por eles nestes casos esporádicos de leilão administrativo, (o “leiloeiro”  é nomeado por ato da administração) esta denominação
genérica de bens inservíveis as vezes esconde veículos em bom estado, semi novos, máquinas e equipamentos industriais ou outros bens do seu interesse considerados inservíveis só para eles;  vá pessoalmente ao local ou procure se informar via telefone ou outros meios para descobrir realmente do que se trata. Este “fenômeno” não
ocorre nos Leilões Oficiais. (algumas Prefeituras do Est. de S. Paulo, utilizam com frequência seus funcionários para fazer o pregão, configurando crime por exercício ilegal da profissão).

4) A comissão do Leiloeiro Oficial estabelecida por Lei é de 5% sobre o valor do bem arrematado.  QUALQUER PESSOA PODE PARTICIPAR DE UM LEILÃO OFICIAL.

5) Nunca Viaje sem antes consultar o leiloeiro,  Empresa ou Entidade Governamental que patrocina o leilão (o comitente) o evento poderá ser adiado, cancelado, a compra dos bens oferecidos não compensarem as despesas de viagem, estadia, etc.

6) Tratando-se de ímovel, verifique a documentação em poder do leiloeiro, vá ao local, certifique-se do valor de mercado e faça a sua avaliação.

7) Procure chegar no horário previsto para o início, o lote do seu interesse poderá ser o primeiro.

8) Não se deixe influenciar pelos lances de outros compradores, - não compre por impulso, lance até o limite previamente avaliado por você, -  outras oportunidades virão.

9) Não demonstre muito interesse por determinado lote na presença de estranhos ele poderá lhe influenciar com frases do tipo: esta máquina falta peças, este veículo está com graves problemas eu trouxe um mecânico antes ou eu “sou mecânico” e outras falácias.

10) Nunca esqueça de levar o talão de cheques o leiloeiro exige um cheque de sinal como garantia da compra

Untitled Document
No momento, não temos destaques.
Todos os Direitos Reservados 2007 Salgado Leilões Online
Sistema de leilões desenvolvido por : Linkos informatica www.linkos.com.br